A nova Encíclica do Papa Francisco

Papa Francisco
Papa Francisco

FRATELLI TUTTI

“Fratelli Tutti” do Papa Francisco nas suas 138 páginas (três vezes a Rerum Novarum) apresenta um texto líquido, que pode ser decomposto e remontado. Quase parece o documento final de seu pontificado, uma espécie de testamento político. Porque a encíclica é política, como todo o pontificado do Papa Francisco. Tendo abandonado a doutrina católica, como escreve ele “quis recolher muitas intervenções nesta Encíclica, colocando-as num contexto mais amplo de reflexão. Além disso, se na redação de Laudato Sì tive uma fonte de inspiração em meu irmão Bartolomeu, o Patriarca Ortodoxo que propôs fortemente o cuidado da criação, neste caso me senti estimulado de maneira especial pelo Grande Imam Ahmad Al-Tayyeb , com quem me encontrei em Abu Dhabi para lembrar que Deus ‘criou todos os seres humanos iguais em direitos, deveres e dignidade, e os chamou a viver juntos como irmãos entre si’, e também para outros irmãos que não são católicos: Martin Luther King, Desmond Tutu, Mahatma Mohandas Gandhi e muitos outros. Neste ponto, que utilidade pastoral pode ter uma encíclica que é um grande recipiente de afirmações de vários tipos, dos quais vários significados podem ser extraídos? Para ler a encíclica do Papa Francisco, devemos ter algum esclarecimento teológico sobre a nossa doutrina católica, por isso apresento este escrito para a vossa reflexão, e depois leia a encíclica do Santo Padre com espírito crítico e discernimento espiritual.

Um dos fenômenos mais típicos que caracterizam a chamada modernidade, há cerca de dois séculos, é o conceito adquirido, que agora se tornou uma herança amplamente compartilhada, da fraternidade universal de todos os seres humanos. É um pensamento que amadureceu gradualmente, e agora está difundido em todo o mundo, segundo o qual a unidade do gênero humano assenta num vínculo de fraternidade, no qual também se basearia a possível realização da paz entre os povos. Assim, de fato, o primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pelas Nações Unidas em 1948, diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. Esta fraternidade é, portanto, sentida e concebida como uma dimensão própria do ser humano enquanto tal, independentemente da sua filiação religiosa ou étnica, e qualquer outro tipo de diversidade, como cor da pele, cultura, estatuto social, capacidades subjetivas e assim por diante.

photo web source

Essa visão, eticamente muito elevada, nem sempre foi uma evidência. Nenhuma grande civilização antiga que conhecemos, em continentes diferentes, parece ter desenvolvido um conceito semelhante em grande escala, pelo menos com a mesma intensidade. Na filosofia estoica, por exemplo, os homens eram vistos como filhos de um único princípio divino que animava o mundo, mas era uma visão elitista compartilhada por poucos. Mesmo as antigas visões de mundo que afirmaram um princípio único ou causa do mundo ou ensinaram sentimentos de respeito e compaixão (como nas grandes religiões ou filosofias do Leste Asiático), não chegaram a esta conclusão tão claramente, como atestado, por exemplo, pelo sistemas de rígida divisão de castas nas visões filosóficas e religiosas monísticas da Índia.

A aquisição da ideia da fraternidade universal como princípio “laico” partilhado por todos, tanto que também pode ser subscrito e proposto pela ONU e repetido de forma evidente nos mais diversos contextos civis e políticos, é relativamente recente, na longa história da humanidade. Ele surge no contexto da cultura iluminista dos séculos 17 a 18 e foi teorizado por influentes autores europeus da época. Nesta perspectiva, que depois se difundirá cada vez mais, o atributo dos irmãos designa os homens a partir da sua natureza humana comum, adquirida com o mesmo nascimento. Portanto, somos nativamente irmãos. Assim, se começará a pensar programaticamente na Revolução Francesa, durante a qual a “fraternidade“, junto com a liberdade e a igualdade, se tornará a palavra de ordem dos revolucionários: todos são irmãos como cidadãos. No Ressurgimento italiano, o hino de Mameli, (o Hino da República italiana) de maneira semelhante, começa com o apelido de “Fratelli da Itália“, como se quisesse dizer que todos os italianos, pelo fato de terem nascido na terra pátria, são irmãos entre si.

Se nos perguntarmos de onde poderia ter vindo esta visão indubitavelmente nobre e elevada das relações entre os homens da mesma nação, e ampliada, para toda a raça humana, a resposta não é difícil. Não é mais nem menos do que uma secularização da ideia cristã de fraternidade. Depois de séculos de “sociedade cristã”, onde todos foram batizados desde o nascimento, e por isso considerados “filhos de Deus”, como participantes da vida do Filho de Deus feito homem, numa sociedade, em que todos recitavam o Pai Nosso e professavam a mesma fé, portanto membros da Igreja, há muito era natural considerar todos os membros do estado ou reino como irmãos, porque eram filhos do mesmo Pai, mesmo que pertencessem a classes sociais muitas vezes muito diferentes e distantes umas das outras. A qualificação “teológica” dos filhos de Deus e, portanto, a consequente dos irmãos, era tida como certa. Na Europa amplamente cristianizada, era evidente ou, de qualquer modo, implícito pensar em alguém como irmão. Quando o Iluminismo racionalista eclipsou a centralidade da fé em Jesus Cristo e na Igreja, baseando-se em uma cosmovisão meramente racional e substituindo o Deus cristão pelo Deus dos filósofos, manteve-se a linguagem usual e a concepção de uma sociedade na qual ele ainda podia pensar em irmãos.

No entanto, há uma diferença decisiva entre a fraternidade cristã, da qual o Novo Testamento nos dá amplo testemunho, e este novo espírito de fraternidade universal que veio para inspirar organizações humanitárias internacionais, iniciativas políticas e diplomáticas e assim por diante. A fraternidade secular universal de hoje, como mencionamos acima, agora se baseia na natureza humana, ou melhor, na pertença ao gênero humano, ou seja, somos irmãos porque já nascemos como tal. A concepção bíblica e especificamente cristã, por outro lado, embora afirme que todo ser humano é imagem e semelhança de Deus e, portanto, dotado de igual dignidade e valor, considera o ser irmão não uma condição originária, que por natureza pertence a toda criatura humana, mas uma condição a ser adquirida. Com efeito, a fraternidade cristã – que se realiza na Igreja – é constituída por todos aqueles que, pela fé em Jesus e pelo batismo na água e no Espírito Santo, se tornaram filhos de Deus.

Em outras palavras, de acordo com a linguagem do Novo Testamento, irmãos no sentido real só podem sê-lo se alguém nasce de novo como filho de Deus, tornando-se capaz de chamá-lo de Pai, como Jesus, portanto é importante entender que, de acordo com a linguagem do Novo Testamento , que é a linguagem da fé cristã, os homens não são considerados filhos de Deus e, portanto, irmãos entre si, por nascimento, mas por adoção, por inserção em Cristo. Como escreve São Paulo: “Vós não recebestes o espírito de escravos para voltar ao medo, mas recebestes o Espírito que faz filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abbá! Pai!” (Rom 8:15). O mesmo conceito é assim reiterado em outros termos: “Chegada a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos adoção de filhos” (Gal 4: 4-5).

Está, pois, em jogo um renascimento, ou um segundo nascimento, aquele de que Jesus fala a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não se surpreenda se eu lhe disser: você deve nascer do alto. O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (Jo 3, 5-8). O mesmo Evangelho de João mostra que ser filho de Deus deriva deste renascimento: “Mas a quem o acolheu deu o poder de se tornar filho de Deus: a quem crê no seu nome, que, nem por sangue, nem por vontade da carne ou a vontade do homem, mas foram gerados por Deus”(Jo 1: 12-13). Portanto, os filhos de Deus não nascem, mas um se torna um crendo em Jesus e recebendo seus sacramentos, por meio da obra do Espírito Santo. Portanto, o vínculo fraterno que nasce entre os cristãos repousa em que se tornem filhos no Filho, é se tornarem irmãos porque são gerados pelo Pai.

A esta luz, podemos entender por que na linguagem da fé cristã não é usual afirmar que todos os homens são filhos de Deus. “Cada vez que Jesus proclama sua mensagem sobre o Pai, é sempre uma instrução dirigida aos discípulos a respeito da Basileia [o Reino]”. Não há vestígios no Novo Testamento de uma concepção de Deus como “pai de todos ou de tudo”. Sim, Ele é o Deus de todos, mas o Pai, no sentido próprio, daqueles a quem regenera pela fé em Cristo. Ser filho (de Deus) não se dá naturalmente, mas se baseia no amor paternal de Deus, único que dá a possibilidade de obediência e, com isso, a condição de filhos. Por exemplo, de acordo com Mt 5: 43-45, os bens do Criador são para todos os homens. Mas isso ainda não significa que Deus é o pai deles.

O mesmo se deve dizer do consequente título de irmãos: ser irmãos, no sentido próprio e real, é uma peculiaridade de quem primeiro se tornou filho associado ao Primogênito Jesus. Também neste ponto a linguagem do Novo Testamento é coerente: o termo irmão é reservado (salvo algumas exceções incertas) ou para os judeus (como filhos de Abraão e pertencentes a Israel e ao convênio) ou, acima de tudo, para os batizados, porque se tornaram filhos de Deus. Aqui estão alguns dos muitos exemplos possíveis:

Pedro e João foram aos seus irmãos e relataram o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes haviam falado” (Atos 4:23).

Os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia aprenderam que até os pagãos aceitaram a palavra de Deus” (At 11,1).

“De lá, seguindo a costa, atingimos Régio. No dia seguinte, soprava o vento sul e chegamos em dois dias a Pozzuoli. Ali encontramos irmãos que nos rogaram que ficássemos na sua companhia sete dias. Em seguida, nos dirigimos a Roma. Os irmãos de Roma foram informados de nossa chegada e vieram ao nosso encontro até o Foro de apoio e as Três Tavernas. Ao vê-los, Paulo deu graças a Deus e se sentiu animado.”(At 28,13-15).

Os irmãos em questão – e aos quais as cartas paulinas são sempre dirigidas, por exemplo – são sempre cristãos. Estes últimos entre eles se consideravam e se chamavam irmãos, pois renasceram do batismo. Esta é a visão cristã dafraternidade“. “Desde então, temos a oportunidade de fazer o bem a todos, especialmente aos nossos irmãos na fé” (Gal 6,10).

A “fraternidade” universal de que fala a Declaração Universal dos Direitos do Homem ou que muitas vezes é referida em iniciativas humanitárias de vários tipos, é algo diferente. Derivado da visão cristã, mas perdeu o sentido de filiação, o sentido de Pai comum, pois é uma definição que gostaria de unir todos, crentes e não crentes, cristãos e pertencentes a outras religiões. Esta irmandade é desprovida de paternidade, não tem uma figura parental comum para se referir. Mas se vocês não são filhos, se não têm algum princípio gerador em comum, o uso do termo fraternidade não indica uma realidade, mas é uma metáfora simples, cujo significado é: devemos nos comportar como irmãos, sem pressupor um ser verdadeiro. A linguagem da fraternidade universal é, portanto, nobre, como já foi dito, mas também fraca, porque não tem fundamento real. Como criar a fraternidade sem uma generatividade que a torna possível?

Feitos esses esclarecimentos, algumas perguntas ou objeções podem surgir na mente de alguém: é então impróprio considerar todos os homens irmãos? Se, para um cristão, os irmãos, no sentido adequado, são apenas irmãos em virtude da fé, ele discriminará outros que não são crentes? Em que pode se basear uma visão universalmente aberta e colaborativa? O mesmo pode ser dito do termo “filhos de Deus“, que o Novo Testamento reserva estritamente para aqueles que creem em Jesus e foram batizados? Você não cai em algum tipo de discriminação ou mentalidade sectária? Em que basear o entendimento mútuo entre os seres humanos, o compromisso com a compreensão universal e a paz?

Essas perguntas podem ser respondidas fazendo uso de uma distinção fundamental, sugerida pela Bíblia. Por um lado, todos os homens são, para os cristãos, o próximodo amor. Como a parábola do Bom Samaritano ilustra e nos faz compreender (cf. Lc 10,29-37), o mandamento do amor é universal e se exige de todos, indistintamente, até dos inimigos (cf. Mt 5,44). O próximo a amar, portanto, é qualquer pessoa, qualquer criatura humana, digna de respeito e digna, precisamente porque foi criado à imagem de Deus e chamado a atingir a filiação divina, mesmo que ainda não a tenha obtido, mas para ela se dirija e inconscientemente aspira a isso (cf. Rm 8,19ss). Sobre esta base, a fraternidade cristã está aberta a todos e convida todos a aderirem. A atividade missionária visa precisamente a transformar os homens em filhos de Deus e irmãos entre si.

Ao mesmo tempo, porém, convém lembrar que os irmãos, em sentido real e próprio, só podem ser chamados os batizados que vivem os novos laços na família de Deus que é a Igreja. Aprendemos este ensinamento das próprias palavras de Jesus: Numa cena evangélica bem conhecida, quando os seus familiares, com a sua mãe Maria, o procuram preocupados, alguns se referem ao Mestre, rodeados pela multidão: “Eis que sua mãe, seus irmãos e suas irmãs estão lá fora e estão procurando por você”. Jesus responde com uma pergunta que nos deixa perplexos: “Quem é minha mãe? E quem são os meus irmãos?”. E continua: “Quem faz a vontade de meu Pai, este é meu irmão, irmã e mãe”. Um entra na família de Jesus e torna-se seu irmão, e o outro, quando a vontade do Pai que Jesus revela e cumpre é acolhida e cumprida.

Poderíamos concluir dizendo que os cristãos de hoje devem redescobrir a originalidade do seu ser irmãos, compreender e viver mais concretamente a sua fraternidade, que lhes foi dada pelo Sangue de Cristo e pelo sopro do Espírito. Para não perder ou diluir essa originalidade, que é um dom do Espírito Santo, talvez devam ter mais cuidado ao usar o termo fraternidade universal ou afirmar que todos os homens já nascem filhos de Deus, claro que em sentido metafórico, como nós também já mencionado, isso também pode ser dito às vezes. Mas habituando-se a esta linguagem corre-se o risco de deixar de fazer perceber a novidade e a diversidade da condição do cristão em relação a quem ainda não o é, mas é chamado a sê-lo.