O QUE É A IGREJA CATÓLICA?

O QUE É A IGREJA CATÓLICA?

Em uma época de Sínodos sobre Sinodalidade, de conversações sobre conversações, de fofoca sobre fofoca, acho importante voltar a considerar o que é a Igreja Católica. Afinal, todos nós frequentemente brigamos em torno da Igreja e parece que estamos quase perdendo seu verdadeiro significado, sua essência mais profunda. A Igreja deve trazer homens e mulheres de boa vontade para ver a Deus por meio do Filho, Jesus Cristo. Em João (12,44-50) se diz: “Jesus exclamou em voz alta: “Aquele que crê em mim crê não em mim, mas naquele que me enviou; e aquele que me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas. Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me despreza e não recebe as minhas palavras têm quem o julgue; a palavra que anunciei, essa o julgará no último dia. Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai”“.Jesus, “Mediator Dei et hominum“(1 Tim. 2, 5), pontifex magnus qui penetravit caelos, Iesus filius Dei, (cf. Hebr. 4, 14), cum illud misericordiae opus suscepit, quo humanum genus supernis cumulavitbeneis, e o procul dubio spectavit, ut ordinis rationem, inter hominem eiusque Creatorem iam sin perturbatam, redintegraret utque miseram Adae subolem … “(Pio XII, Mediador Dei) confiou a Igreja a Pedro, “E eu digo-te que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela“, isto significa que a Igreja não é dada a Pedro, mas confiada a condições muito específicas para preservá-la tendo como baluartes as fontes de revelação através das quais ouvimos a voz do Senhor que nos fala, Escritura e Tradição. O Papa, como sucessor de Pedro, é o Vigário de Cristo, não o próprio Cristo.

Existem belas páginas na Meditação sobre a Igreja de Henri De Lubac (1896-1991), teólogo controverso e principal expoente da Nouvelle Théologie. Na minha opinião, uma passagem muito significativa diz: “Não: se Jesus Cristo não é sua riqueza, a Igreja é miserável. A Igreja é estéril se o Espírito de Jesus Cristo não a fecundar. Seu edifício desmorona se Jesus Cristo não for seu arquiteto, e se seu Espírito não for o cimento que une as pedras vivas com as quais foi construído.

É sem beleza, se não refletir a beleza única do Rosto de Jesus Cristo, e se não for a Árvore cuja raiz é a Paixão de Jesus Cristo. A ciência da qual ele se gaba é falsa; a sabedoria que o adorna é falsa, se não convergem um e outro em Jesus Cristo, e se sua luz não é uma “luz iluminada” que tudo vem de Jesus Cristo, ela o mantém imerso nas trevas da morte. Toda a sua doutrina é uma mentira se não proclamar a verdade que é Jesus Cristo.

Toda a sua glória é vã se não a fizer consistir na humildade de Jesus Cristo. Seu próprio nome é indiferente para nós se não evoca imediatamente o único Nome dado aos homens para sua salvação. Nada representa para nós se não for o sacramento, o sinal eficaz de Jesus Cristo”.

A Igreja como organismo humanitário, associação ecológica, centro de espiritualidade vaga e de diálogo exaustivo pode talvez excitar alguns, mas certamente esterilizará a todos.