Deus nos guia neste julgamento

raymond-leo-burke

CARDEAL RAYMOND LEO BURKE
DEUS NOS GUIA NESTE JULGAMENTO
 

Nós, bispos e padres, precisamos explicar publicamente a necessidade de os católicos orarem e adorarem em suas igrejas e capelas, e seguir em procissão pelas ruas e ruas, pedindo a bênção de Deus sobre Seu povo que sofre tão intensamente. Devemos insistir que os decretos estaduais devem reconhecer a importância singular dos locais de culto, especialmente em uma era de crise nacional e internacional. E devemos indicar todos os dons dados por Deus que nos tornam o caminho e a luz neste tempo de provação em todo o mundo.

Publicamos abaixo a carta que o cardeal Raymond Burke escreveu a todo o povo cristão por ocasião da Emergência de Coronavírus que eclodiu em todo o mundo. Em seu site pessoal, a versão integral.

Queridos amigos,

há algum tempo, estamos lutando contra a disseminação do coronavírus, o Covid-19. Tudo o que podemos dizer – e uma das dificuldades dessa luta é que muitas coisas dessa praga ainda são um mistério – é que essa luta continuará por mais algum tempo. O vírus em questão é particularmente insidioso, pois possui um período de incubação relativamente longo – alguém diz 14 dias, outros 20 dias – e é altamente contagioso em comparação com outros vírus que experimentamos.Capa-Site-PTk-10

Toda essa situação certamente nos faz cair em uma profunda tristeza e até medo. Ninguém quer contrair a doença relacionada ao vírus ou que isso aconteça com outra pessoa. Em particular, não queremos que nossos queridos idosos ou outras pessoas que já estejam em um estado precário de saúde sejam expostos ao perigo de morte pela propagação desse vírus. Para combater o medo do vírus, estamos todos em uma espécie de retiro espiritual forçado, confinado aos nossos bairros e incapazes dos gestos habituais de afeto em relação à família e aos amigos. Para os que estão em quarentena, o isolamento é ainda mais difícil, sendo incapazes de ter contato com alguém, mesmo que de longe.

E como se as preocupações relacionadas às doenças por coronavírus não fossem suficientes, não podemos ignorar os danos econômicos causados pela disseminação do vírus, com sérias repercussões nos indivíduos e famílias e aqueles que nos servem das formas mais díspares da vida cotidiana. Certamente, nossos pensamentos não são de grande ajuda, mas contemplam a possibilidade de uma devastação ainda maior da população em nossas terras nativas e, portanto, em todo o mundo.

Obviamente, fazemos bem em aprender e praticar todos os métodos mais comuns de nos defendermos do contágio. É um ato fundamental de caridade usar qualquer cautela para evitar a propagação ou disseminação do vírus.

Considerando o que precisamos para viver, não devemos esquecer que nossa primeira necessidade é o relacionamento com Deus: para recordar as palavras de Nosso Senhor no Evangelho segundo João: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada“.(14:23). Cristo é o Senhor da natureza e da história. Ele é próximo e altruísta para nós e para o mundo. Ele nos prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo“. (Mt 28, 20). Ao combater o demônio do coronavírus, nossa arma mais eficaz é, portanto, nosso relacionamento com Cristo através da oração e penitência, a devoção e a Eucaristia. Voltamo-nos para Cristo para nos libertar da peste e de todo mal, e Ele nunca deixa de nos responder com amor puro e livre. Esta é a razão pela qual é essencial para nós, em qualquer momento, especialmente nos momentos de crise, poder acessar as nossas igrejas e capelas, os Sacramentos, as devoções e a oração.

Da mesma forma, podemos comprar alimentos e remédios, com a cautela de não espalhar o coronavírus, para que possamos orar nas igrejas e capelas, receber os sacramentos e nos envolver em atos de oração e devoção pública, para que possamos compreender a proximidade de Deus para nós e permanecer perto dele, invocando adequadamente sua ajuda. Sem a ajuda de Deus, estamos perdidos. Historicamente, em tempos de peste, os fiéis se reuniam em fervorosa oração e participavam de procissões. De fato, no Missal Romano, promulgado pelo Papa São João XXIII em 1962, há textos específicos para a Santa Missa a ser oferecida em tempo de pestilência, a Missa Votiva pela Libertação da Morte em Tempo de Pestilência (MissaeVotivae ad Diversa, n. 23). Da mesma forma, na tradicional Ladainha dos Santos, oramos assim: “Livra-nos, Senhor, da guerra, da carestia e da peste“.

Frequentemente, quando nos encontramos em grande sofrimento, mesmo enfrentando a morte, nos perguntamos: “Onde está Deus?”. Mas a verdadeira questão é: “Onde estamos nós?”. Em outras palavras, sem dúvida Deus está conosco para ajudar e salvar-nos, especialmente em tempos de provação ou morte, mas muitas vezes estamos nós longe Dele por causa de nossa incapacidade de reconhecer nossa total dependência Dele e, portanto, orar diariamente a ele e oferecer-Lhe nossa adoração.

feminisataNestes dias, ouvi muitos cristãos devotos profundamente entristecidos, desencorajados e incapazes de orar e adorar em suas igrejas e capelas. Eles entendem a necessidade de respeitar a distância social e seguir outras precauções, e seguem essas precauções práticas, que podem ser facilmente colocadas em prática em seus locais de culto. (Assim como está fazendo o Episcopado da Polônia – minha reflexão -) No entanto, muitas vezes, eles devem passar pelo profundo sofrimento de ver suas igrejas e capelas fechadas e de não terem a possibilidade de acessar a Confissão e a Santa Eucaristia.

Da mesma forma, um crente não pode considerar a calamidade atual em que nos encontramos, sem considerar também quanto seja distante de Deus a nossa cultura de povo. Não apenas é indiferente à Sua presença entre nós, mas também se rebela abertamente contra Ele e contra a boa ordem com a qual Ele nos criou e nos apoia em nosso ser. Precisamos apenas pensar nos ataques violentos à vida humana, masculina e feminina, que Deus criou à Sua imagem e semelhança (Gen 1,27), nos ataques aos bebês não nascidos, inocentes e indefesos e que são os principais responsáveis por nossos cuidados, aqueles que precisam suportar o fardo pesado de doenças graves, de idade avançadas ou necessidades específicas. Somos testemunhas diárias da propagação da violência em uma cultura incapaz de respeitar a vida humana.

Do mesmo modo, precisamos somente pensar nos ataques generalizados à integridade da sexualidade humana, à nossa identidade como homens e mulheres, com o pretexto de nos autodefinirmos, muitas vezes com o uso de ferramentas violentas, uma identidade sexual diferente daquela que nos é dada por Deus, somos testemunhas, com envolvimento crescente, dos efeitos devastadores, sobre indivíduos e famílias, da chamadateoria de gênero“.

Também somos testemunhas, mesmo dentro da Igreja, de um paganismo que adora a natureza e a terra. Na Igreja, existem aqueles que se voltam para a terra chamando-a de mãe, como se viéssemos da terra e isso fosse nossa salvação. Mas viemos das mãos de Deus, criador do céu e da terra. Somente em Deus é a nossa salvação. Oremos com as palavras, de inspiração divina, do salmista “Só em Deus repousa a minha alma, é Dele que me vem o que eu espero. Só ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei“. (Sl 61,5-6). Observamos como a própria vida de fé se tornou cada vez mais secularizada e como isso comprometeu o senhorio de Cristo, Deus o Filho Encarnado, Rei do Céu e da Terra. Somos testemunhas de muitos outros males decorrentes da idolatria, da adoração a nós mesmos e ao nosso mundo, substituídos pela adoração a Deus, a fonte do nosso ser. Tristemente, vemos em nós mesmos a verdade das palavras inspiradas de São Paulo, “A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. … Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imundície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!” (Rom 1:18, 25).

Muitos com quem estou em comunicação, refletindo sobre a atual crise mundial da saúde, com todos os seus efeitos relacionados, expressaram-me a esperança de que ela nos leve – como indivíduos e famílias e como sociedade – a rever nossas vidas, a nos voltarmos para Deus, quem é indubitavelmente próximo de nós e que é imensurável e incessante em sua misericórdia e em seu amor por nós. Não há dúvida de que grandes males, como a pestilência, são o efeito do pecado original e de nossos pecados atuais. Deus, em Sua justiça, deve reparar o caos introduzido pelo pecado em nossas vidas e em nosso mundo. De fato, ele atende à demanda por justiça através de Sua graça superabundante.

Deus não nos deixou no caos e na morte, trazidos ao mundo pelo pecado, mas enviou Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para sofrer, morrer, ressurgir da morte e subir na glória de Suacristo direita, para permanecer conosco para sempre, purificando-nos do pecado e inflamando-nos com o amor d’Ele. Em Sua justiça, Deus reconhece nossos pecados e a necessidade de reparação, enquanto, em Sua misericórdia, nos inunda com sua Graça, para que nos arrependamos e reparemos nossos pecados. O profeta Jeremias orou assim: “Senhor! Conhecemos nossa malícia e a iniquidade de nossos pais. Bem sabemos que pecamos contra vós. Pela honra, porém, de vosso nome, não nos abandoneis, nem desonreis o vosso trono de glória. Lembrai-vos! E não rompais o pacto que conosco firmastes“. (Jer 14, 20-21).

Deus nunca vira as costas para nós; nunca quebrará Sua aliança de amor fiel e duradouro conosco, apesar do fato de sermos muitas vezes indiferentes, frios e infiéis. Visto que este atual sofrimento coloca diante de nossos olhos a nossa tão frequente indiferença, frieza e infidelidade, somos chamados a nos voltar para Deus, implorando Sua graça. Estamos confiantes de que Ele nos ouvirá e nos abençoará com Seus dons de graça, perdão e paz. Unamos nossos sofrimentos à Paixão e Morte de Cristo e, como diz São Paulo, “complete em minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo, em favor de seu corpo, que é a Igreja” (Colossenses 1:24). Vivendo em Cristo, descobrimos a verdade de nossa oração bíblica: “A salvação dos justos vem do Senhor, em tempos de angústia, é a defesa deles” (Sl 36 [37], 39). Em Cristo, Deus nos revelou plenamente a verdade expressa na oração do salmista: “A misericórdia e a verdade se encontrarão, a justiça e a paz se beijarão” (Sl 84 [85], 11).

Em nossa cultura totalmente secularizada, há uma tendência a vermos a oração, a devoção e o culto como passatempos normais, como ir ao cinema ou a um jogo de futebol, que não são essenciais e, portanto, podem ser cancelados devido a todas as precauções para evitar a propagação de uma infecção mortal. Mas a oração, a devoção e a adoração, e acima de tudo a Confissão e a Santa Missa, são vitais para nos fazer permanecermos espiritualmente fortes e saudáveis e buscar a ajuda de Deus em um momento de grande perigo para todos. Portanto, não podemos simplesmente aceitar decisões de governos seculares que tratam a adoração a Deus como uma noite em um restaurante ou uma competição esportiva. Caso contrário, as pessoas que já sofrem as consequências da praga serão privadas dessa reunião objetiva com Deus, que está entre nós para restaurar a saúde e a paz.

Nós, bispos e padres, precisamos explicar publicamente a necessidade de os católicos orarem e adorarem em suas igrejas e capelas, e seguir em procissão pelas ruas e estradas, pedindo a bênção de Deus sobre Seu povo que sofre tão intensamente. Devemos insistir em que os decretos estaduais, também para o bem do Estado, reconheçam a importância singular dos locais de culto, especialmente em uma era de crise nacional e internacional. No passado, de fato, os governos entendiam, acima de tudo, a importância da fé, da oração e do culto, pelo povo, para derrotar pragas.

Da mesma maneira que encontramos uma maneira de obter alimentos, remédios e outras necessidades da vida em um período de contágio, sem arriscar irresponsavelmente a propagação do contágio, para que, de maneira semelhante, possamos encontrar uma maneira de suprir as necessidades de nossa vida espiritual. Podemos oferecer mais oportunidades para a Santa Missa e para os ritos em que vários fiéis podem participar sem ir contra as precauções necessárias para combater a infecção. Muitas de nossas igrejas e capelas são muito grandes. Eles permitem a reunião de um grupo de fiéis para oração e adoração sem violar os requisitos de “distância social“. Os confessionários com a grade divisória tradicional geralmente estão equipados ou podem se tornar, com um véu fino, laváveis com um desinfetante, para que seja possível acessar o Sacramento da Confissão sem grandes dificuldades e sem o risco de transmissão do vírus. Se uma igreja ou capela não possui uma equipe grande o suficiente para desinfetar regularmente os bancos e outras superfícies, não tenho dúvidas de que os fiéis, como gratidão pelos dons da Santa Eucaristia, Confissão e devoção pública, ficarão felizes em ajudar nisso.

Mesmo que, por qualquer motivo, não possamos ir a nossas igrejas e capelas, não devemos esquecer que nossos lares são uma extensão de nossa paróquia, uma pequena igreja onde levamos Cristo depois de nosso encontro com ele na igreja maior. Deixemos que as nossas casas, durante o período da crise, reflitam as verdades segundo as quais Cristo é o anfitrião de todo lar cristão. Deixemo-nos voltar a ele através da oração, especialmente o Rosário, e outras formas de devoção. Se a imagem do Sagrado Coração de Jesus, juntamente com a do Imaculado Coração de Maria, ainda não está exposta em nossa casa, que melhor hora para fazer isso? O lugar para a imagem do Sagrado Coração de Jesus para nós é um altar em nossa casa, ao redor do qual nos reunirmos, cientes de que Cristo habita conosco através do derramamento do Espírito Santo em nossos corações, e coloca nossos corações, muitas vezes pobres e pecadores, em Seu glorioso Coração trespassado – sempre aberto para nos receber, para curar-nos de nossos pecados e nos encher de amor divino.

oracaotercPara aqueles que não podem acessar a Santa Missa e a Santa Comunhão, recomendo a prática devota da Comunhão Espiritual. Quando estamos justamente dispostos a receber a Sagrada Comunhão, isto é, quando estamos em estado de graça, inconscientes de qualquer pecado mortal que cometemos e não perdoados no sacramento da Penitência, e desejamos receber Nosso Senhor em Sagrada Comunhão, mas não podemos fazê-lo, nos unimos espiritualmente ao Santo Sacrifício da Missa, rezando ao nosso Senhor Eucarístico com as palavras de São Alfonso de Liguori:Como agora não posso recebê-lo sacramentalmente, venha pelo menos espiritualmente em meu coração“. Comunhão Espiritual é uma bela expressão de amor a nosso Deus no Santíssimo Sacramento. Isso não deixará de nos trazer graça abundante.

Ao mesmo tempo, quando sabemos que cometemos um pecado mortal e somos incapazes de acessar ao Sacramento da Penitência ou Confissão, a Igreja nos convida a fazer um ato de perfeita contrição, isto é, de reprovação pelo pecado, que “vem de amor de Deus amado acima de tudo”. Um ato de perfeita contrição “também obtém o perdão dos pecados mortais, se envolver a firme resolução de recorrer à confissão sacramental o mais rápido possível” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1452). Um ato de perfeita contrição coloca nossa alma na Comunhão Espiritual.

No final, fé e razão, como sempre fazem, trabalham juntas para fornecer a solução justa e reta para um desafio difícil. Devemos usar a razão, inspirada pela fé, para encontrar o caminho certo para lidar com uma pandemia mortal. Dessa maneira, deve-se priorizar a oração, a devoção e a adoração, para invocar a graça de Deus sobre Seu povo, que sofre tanto e está em perigo de morte. Feitos à imagem e semelhança de Deus, desfrutamos dos bens do intelecto e do livre arbítrio. Usando esses dons práticos de Deus, em união com a Fé, Esperança e Caridade, também dons de Deus, encontraremos nosso caminho neste tempo de provações em todo o mundo, que é a causa de tanta tristeza e medo.