A MORTE

Hoje em dia, muitas pessoas estão morrendo com o (novo) corona vírus, especialmente os idosos, mas também os mais jovens. Ninguém pode ser considerado imune ao vírus e à morte, mesmo se felizmente não houver nenhuma ou muito poucas crianças e jovens falecidos. A morte, que pensávamos ter afastado de nós graças à ciência e ao progresso humano, voltou a se aproximar.

Algumas perguntas ressoam em nós. Por quê? Por que essa epidemia? Por que a morte? Não podemos escapar de todos os nossos “porquês” tão facilmente. Em vez disso, devemos fazer essas perguntas diante de Deus.

Não entendemos por que a morte está dominando tantas pessoas, apesar dos esforços dos profissionais de saúde e das decisões políticas e sociais. E a morte chega “de repente“, apesar das notícias implacáveis que há dias vêm descrevendo a evolução da epidemia. Não entendemos o porquê, mas podemos amar mais, orar mais … Vamos entender amando, orando, amando mãe, pai, filhos, marido, esposa, parentes, amigos, cada pessoa mais … amando em Jesus que nos amou. Quem nos separará do amor de Cristo?

O Evangelho fala da preparação para o regresso do patrão que volta das núpcias ou para o retorno do noivo que chega com os seus convivas para entrar na festa: bem-aventurados aqueles que «no seu regresso» continuam vigilantes! O tempo que vivemos é um tempo de preparação para a volta de Cristo, e ainda mais nesta situação em que a vida e a morte duelam: “vigia! – diz Jesus – você não sabe o dia e a hora em que o ladrão vai chegar”. Não sabemos a hora em que a morte virá, quando Jesus virá para nos levar. “Estamos prontos para morrer“? gostaríamos de nos perguntar usando as palavras do Hino de Mameli (o hino dos italianos). Médicos e enfermeiras na linha de frente, depois a polícia e quantos mais arriscam pelo trabalho ou pela família, basicamente em qualquer circunstância: “Estamos prontos para morrer“?

Certa vez, pedíamos em oração para sermos libertados da morte “repentina e nos preparávamos para a “boa morte” (a Ars moriendi que data do século XV). Como se a morte súbita fosse algo que não se esperasse porque não havia tempo para se preparar, por meio do que se chamava de “aparelho para a boa morte” e fazendo a pergunta: “o que faria se soubesse que está morrendo hoje, se o Senhor te chamaria para si mesmo em breve?“. Só assim, acreditava-se, a pessoa tinha certeza de ir para o céu porque estava bem preparada, mesmo com os últimos sacramentos.

Quando meu primo morreu aos 35 anos em um acidente de carro, estava de bicicleta e foi atropelado por um caminhão, percebi que não era certo orar para evitar uma morte súbita que poderia acontecer sem preparação, que não havia morte “melhor”  do que outra. Compreendi que deveríamos ter nos preparado para a morte de outra forma, que deveríamos ter esperado a volta de Jesus de outra forma, prontos para todos os tipos de morte (ninguém escolhe a forma de morrer), para que mesmo na morte súbita o Senhor nos encontre prontos (e nos deixe prontos!). Principalmente nestes momentos em que conhecemos muitos que morrem intubados em terapia intensiva, que morrem sozinhos, sem parentes próximos (ou esperamos pelo menos com uma última proximidade plena de humanidade de médicos e enfermeiras), que morrem inconscientes em sedação paliativa, devemos aprender uma nova forma de “viver bem para morrer bem“.

Hoje devemos repensar a preparação para o momento da morte de uma nova maneira: devemos aprender a “rezar como respirar” – como escreveu A. M.Sicari no livro “Orando no mundo” referindo-se a vários autores cristãos – devemos aprender a viver oferecendo a Deus cada respiração como se fosse a última … e assim no momento do nosso último suspiro oferecido a Deus, então com cada respiração, estaremos prontos para encontrar o Senhor que vem. Quando virmos com os nossos próprios olhos que Jesus veio para nos levar, já lhe teremos oferecido o último suspiro em oração, aquela que podemos aprender a fazer: “Senhor, cada respiração minha já é tua. Cada respiração minha gostaria de dizer seu nome. Cada respiração minha já é um sopro de amor por você”. Aprenda a rezar à noite dizendo: “Senhor Jesus, adormecerei em paz, mas faça com que cada respiração minha, mesmo na inconsciência do sono, seja sua“.

Santa Teresa do Menino Jesus preferiu usar esta imagem semelhante: “Oh meu Deus, aos teus olhos o tempo não é nada: um dia é como mil anos. Podes, portanto, preparar-me num instante para aparecer perante ti … ofereço-te todas as batidas do meu coração como tantos atos de amor”.

Certa vez, tive problemas com suor excessivo durante o sono e um médico me disse que eu respirava com o peito cansando-me duas vezes e que precisava reaprender a respirar com o diafragma. Ele me deu alguns exercícios respiratórios para fazer e aos poucos meu corpo e cérebro foram reaprendendo a respirar sem pensar e fazendo exercícios, acontecia sozinho. Da mesma forma, aprendemos a “orar como respirar“, deixando o Espírito Santo ser o nosso alento a cada momento. Essa forma de se exprimir a respeito do”respiro” é bastante significativa justamente em situações de dificuldades respiratórias como as produzidas pelo coronavírus.

Assim, à pergunta “o que fariam se soubessem que o fim do mundo está chegando hoje?“, São Domingos Sávio, que estava brincando no Oratório de São João Bosco, respondeu: “Eu continuaria brincando” Aqui está a melhor preparação para a morte: ter consciência na fé de que o que estou experimentando é o que Deus me pede para viver; continuar em cada atividade a “rezar respirar“, oferecendo cada ação, cada pulsação e cada respiração, e, portanto, também a última, como atos de amor a Deus.

Meu primo morreu aos 35, deixando sua esposa e uma filha pequena. Aquela menina não entendeu e implorou: “Quero que você volte“. Um dia ela entenderia que poderia dizer verdadeiramente a seu pai: “Papai, você está no céu” e, portanto, entenderia que Deus é seu pai. Aquela menina nos ensina, junto com Jesus, a chamar Deus de “papai que estás nos céus“.

Eu gostaria de morrer dando meu último suspiro porque ofereci cada suspiro assim, como uma prece que invoca Jesus dizendo: “Eu quero que você volte (para me levar contigo)“, como um sopro que diz em Jesus e com Jesus: “obrigado pai “(Jo 11,41), certo de que naquele momento ali, como Lázaro, estou morrendo e ressuscitando em Jesus que diz:” Eu sou a Ressurreição e a Vida“(Jo 11,25).