4º Domingo da Páscoa

Jesus_bom_pastor

1ª Leitura – At 4,8-12
Salmo – Sl 117,1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)
2ª Leitura – 1Jo 3,1-2
Evangelho – Jo 10,11-18

“Eu Sou o Bom Pastor! Conheço as minhas ovelhas…”

“Naquele tempo, disse Jesus: 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai’.”


Comentário por Padre Simeão Maria, fmdj.

O autor do evangelho de João utiliza a imagem do bom pastor, para propor uma catequese sobre a missão de Jesus, ou seja, a obra do Messias. Que consiste em conduzir a humanidade as pastagens verdejantes, as fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. Esta imagem do bom pastor está fundamentada no Antigo Testamento, no livro do profeta Ezequiel, capítulo 34, onde o próprio Deus aparece como pastor de Israel. O profeta diz que o próprio Deus vai assumir a direção do seu povo; Ele vai colocar a frente do seu povo o seu Messias, o bom pastor que libertará o povo da escravidão para conduzi-lo a vida e a liberdade. Jesus é o pastor esperado, anunciado pelos profetas, desde os séculos. Ele é o verdadeiro pastor, Aquele que dá a vida pelas ovelhas.

A missão de Jesus como pastor do seu rebanho continua na sua Igreja ao longo dos séculos através dos seus representantes. Estes, somente apascentam o rebanho de Cristo, se estiverem ligados ao Verdadeiro Pastor. Só irão trabalhar com solicitude pelo rebanho se estiverem empenhados, por amor, em imitar o Cristo Bom pastor. Cristo conhece cada uma de suas ovelhas e as chama pelo nome. O compromisso assumido por Cristo pelo seu rebanho, Ele o recebeu do Pai. O bom pastor conhece as suas ovelhas porque não somos um número, mas sim a imagem de Deus. A nossa atitude e resposta é estarmos a escuta para reconhecer a voz do Bom Pastor. A sua voz tem que ser decifrada entre tantas vozes que não é a sua. A sua voz passa por escuridão e tempestades, mas se manifesta no silêncio, para delinear os sinais dos tempos. 

Aqueles que são de Cristo conhecem-No, escutam a sua voz entre tantos ruídos e falsas mensagens nos nossos dias. Também as ovelhas que não tem pastor, o Senhor deseja conduzi-las a vida plena. O Cristo é rei e pastor das suas ovelhas. A missão que Ele recebeu do Pai é que todos façam parte de um único redil. Ele é o guarda das nossas almas. O Bom Pastor caminha a frente de nós todos, conduzindo-nos por caminhos seguros e alimentando-nos do Pão Vivo descido do céu. Ele dirigi-nos através dos seus pastores na terra, que Ele mesmo dá à Igreja e que Dele recebe o poder. O único pastor na Igreja é o Cristo Jesus! Quando obedecemos, obedecemos ao Bom Pastor e não aos homens.

Nos nossos dias vemos que muitos querem ter a pretensão de serem o Messias… esses são falsos pastores que não estão dispostos a doar a vida… esses seduzem com falsos poderes e não tem nenhum vínculo com o Bom Pastor. Por isso, o cristão deve discernir esses falsos poderes, as ideologias que quer falar mais alto que a boa nova do Reino. Como seguidores do Bom Pastor, temos a missão de conduzir. Existem muitas ovelhas desgarradas que precisam ser conduzidas.

O Cristo Bom Pastor é também sacerdote que se sacrifica pelas suas ovelhas, Ele é ao mesmo tempo no altar, o Cordeiro que se oferece por amor. Foi Ele que deu a vida pelos irmãos como a maior prova de amor. SER PASTOR NA IGREJA É DAR A VIDA. Importa buscar os interesses do Verdadeiro Pastor. Quando se oferece a vida por amor, compreende-se que, está seguindo o Verdadeiro Pastor. Com Cristo devemos dar a vida no testemunho da verdade que é o próprio Jesus.

Peçamos a Maria Santíssima, a bela ovelhinha, que nos ensine a reconhecer o Bom Pastor. Ela nos apascenta com o Belo Pastor, que é Jesus, pois Maria, a Mãe, compreende a nossa lentidão e resistência em dizer sim ao projeto de salvação do Bom Pastor, Jesus.

“Tota pulchra es Maria et macula originalis non est in Te.”